18.4.15

O Mistério da Estrela - Stardust



Era uma vez um rapaz que queria realizar o Desejo de seu Coração
E apesar de esse início não ser totalmente original, [...] nesse rapaz e no que lhe aconteceu havia muita coisa extraordinária, embora nem mesmo ele tenha jamais chegado a saber a história por inteiro.
A história começou, como muitas começaram, em Muralha.

Capa linda do livro *-*
Muralha é um lugarejo que se encontra no meio de uma pequena região da floresta, entre a Terra Encantada e Londres. A leste do lugarejo, vê-se uma alta muralha antiga de rocha cinzenta, construída de pedaços quadrados e toscos de granito mal cortado, que inspirou o nome do lugar.

Há somente uma brecha na muralha: uma abertura de cerca de um metro e oitenta de largura, ao norte do lugarejo, porém, ninguém de Muralha é autorizado a passar por essa brecha. Os moradores, em turnos de duas pessoas, cuidam para que ninguém passe pela abertura, sendo dispensados apenas uma vez, a cada nove anos, quando acontece a Festa da Primavera, uma feira se instala na campina do outro lado da muralha.

E foi nessa pequena pausa, onde o povo de Para Lá de Muralha e do lugarejo se comunicavam na Festa da Primavera (também conhecida como Feira Encantada) que Dunstan Thorn ultrapassou os limites de Muralha buscando o Desejo do seu Coração e conheceu uma bela jovem de orelhas pontudas e peludas como de um gato e olhos em tom violeta escuro, com quem teve um curto caso de amor e resultou, nove meses depois, em uma criança deixada à sua porta, dentro de um cesto, com um pergaminho preso à manta do bebê escrito seu nome: Tristran Thorn.

Poema que abre a
história do livro
Anos mais tarde, Tristran Thorn, ao alto do morro Dyties, fez promessas de amor à garota mais bonita do lugarejo, Victoria Forester, e entre elas, ele lhe prometeu uma estrela. A estrela que caiu em terra em troca de qualquer que fosse o desejo do rapaz. Este então junta toda a sua coragem e burla as leis de Muralha, passando para o outro lado, se aventurando na Terra Encantada em busca da estrela caída.

Pouco antes do casal subir até o morro, bem distante dali, o octogésimo primeiro Senhor da Fortaleza das Tempestades em seus últimos momentos de vida, jogou a pedra que levava até então no pescoço presa por uma corrente, o Poder da Fortaleza das Tempestades, pela janela de seu aposento, que ficava no pico do Monte Huon, riscando o céu, e prometeu aos filhos que quem obtivesse a pedra teria o domínio da Fortaleza das Tempestades e de todos os seus territórios. Essa mesma pedra caiu do alto do céu e atingiu uma estrela, que despencou deixando um rastro no céu noturno, em algum lugar da Terra Encantada.

Cartaz do filme
Mas Tristran não é o único interessado na estrela. As irmãs Lilim, três velhas bruxas as quais um dia foram tão poderosas que poderiam mover montanhas com seus poderes, querem recuperar a sua juventude, e o ingrediente especial para o feitiço que fará elas voltarem a serem belas damas é o coração de uma estrela.

Focando-se nesses fatos, Neil Gaiman narra a história de como Tristran viveu aventuras junto à uma estrela na forma de humana enquanto voltava para Muralha em uma escrita que lembra muito um conto de fadas, porém que não deve ser mostrado para crianças. Isso é o que difere o livro do filme: enquanto o livro está mais para um conto de fadas adulto, com cenas que incluem mortes violentas e sexo, o filme foi adaptado de forma que uma criança pudesse ver e se divertir, o que acabou mudando a história da água pro vinho.

Mesmo adorando histórias de fantasia, eu acabei me decepcionando um pouco com O Mistério da Estrela, mas isso deve ser por que eu esperava um final como o do filme, todo cheio de "felizes para sempre", ao invés de como tudo realmente terminou - por que todo mundo espera que um conto de fadas termine com um final feliz. Não que tenha terminado de forma triste, mas apenas... Diferente. É como uma amiga falou: "Você se decepcionou por que viu o filme primeiro e esperava aquele final. Se você tivesse lido o livro, odiaria o filme.", e, parando para pensar, realmente odiaria!

No começo, demorei um pouco para ler pois achei que os fatos estavam demorando muito para se desenrolar, mas depois que passei do meio do livro, consegui terminá-lo rapidamente. Para aqueles com uma leitura mais rápida, é o tipo de livro que você consegue terminar em dois, três dias, já que possui pouco mais de 260 páginas.

O Mistério da Estrela é um livro que recomendo para adultos que querem ler algo diferente do que estão acostumados, como livros mais realistas ou focados no cotidiano, por exemplo. Ele é um livro para você poder viajar para lugares diferentes do que você está habituado a frequentar. Se você viu o filme primeiro, tenha sempre em mente que a história é completamente diferente, para não se decepcionar depois.

Também postado em: Vou te contar sobre livros

E aí, o que acharam? Ficaram com vontade de ler? :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...