7.7.14

Enfynie - A outra dimensão


Patrícia Fagundes, 432 páginas, Editora Novo Século, 2014, Série. 

Natasha Fernandes era uma menina comum, de vida confortável e monótona, até encontrar um misterioso amuleto que mudaria tudo drasticamente. As fantasias que ela imaginava existir somente em fábulas se tornam realidade: Uma passagem que a conduz abruptamente para outro mundo é aberta. Agora, mantendo as esperanças de um dia retornar, e novamente encontrar sua família e seus amigos. Enquanto isso, luta para sobreviver aos perigos e desafios existentes em Enfynie, um planeta repleto de vida inteligente e criaturas fantásticas.

Apesar de ser super talentosa e ter um extenso conhecimento, Natasha Fernandes sentia-se triste e sozinha em sua vida bem comum de estudante. Não que tivesse um passado ruim, porém, como o próprio livro diz, "ela se sentia solitária, talvez por achar que ninguém a compreendesse direito, já que nem ela própria se entendia às vezes". Porém, sua vida dá uma grande reviravolta ao encontrar um amuleto dourado em forma de dragão quando voltava da faculdade para casa. Ela decidiu levar consigo aquele tal amuleto, e naquela madruga de 16 de maio de 2012, após ter um sonho aterrorizante, fora transportada para um outro mundo, ao qual, mais tarde, descobriu ser Enfynie.

Se não estivesse tão amedrontada no início por ter aparecido em um lugar completamente estranho após passar por uma neblina que cobria o corredor de seu apartamento, teria notado facilmente o quão mágico era aquele lugar. Águas cristalinas, árvores, diferentes aromas de plantas e pássaros voando no céu alaranjado por conta do pôr do sol.

 De fato, um lugar que nenhum ser humano deve ter passado, mas nem os lugares mais incríveis do mundo acalmariam uma pessoa que estivesse na mesma situação que Natasha, perdida em um lugar exótico, com uma língua incomum e criaturas estranhas com costumes muito diferentes do seu.


No decorrer da história, Natasha descobre que, para voltar para casa, precisa passar por provações dadas por todas as dez raças de criaturas de Enfynie para receber um emblema racial de todas elas e, enfim, ser reconhecida pelas mesmas. Para isso, precisará viajar por todas as dez áreas dessa nova dimensão, passando por perigosos lugares e lutando contra criaturas ferozes, até que chegue o dia de finalmente voltar para sua família. 


Evit Lumarsha
Enfynie é um ótimo livro para fãs de ficção fantástica. Se você gosta desse tipo de livro e procura por uma obra brasileira de qualidade do gênero, recomendo muito que o leia. A escrita é bem tranquila e de fácil leitura, a maior parte do livro é narrado em terceira pessoa, com registros feitos pela personagem principal em seu diário, em primeira pessoa. 

Algo que diferencia esse livro dos outros é o fato de ter sido criado uma escrita e um idioma unicamente para ele, ou melhor, para os enfynieanos, conhecido por eles como Evit Lumarsha, o Idioma Natural do planeta, ao qual Natasha é obrigada a aprender se quiser sobreviver nessa outra dimensão.

Além do distinto idioma e das incomuns espécies presentes no planeta, Patrícia também criou vários tipos de cultura para cada raça presente no livro, contudo, todo o planeta acredita em uma única crença, e sua reza é feita com uma linda melodia, também criada pela autora e que podemos conferir em seu canal do Youtube.


A única coisa que não gostei no livro foi o trabalho da editora quanto às ilustrações feitas pela própria autora. Muitas delas ficaram pequenas e escuras, desvalorizando os detalhes dos desenhos. Além disso, na primeira impressão do livro, a editora deixou passar vários erros, pois não houve revisão do mesmo, obrigando a autora a enviar uma errata para aqueles que compraram no site da Novo Século.  

O segundo livro da série, "Perigo Iminente", já está sendo escrito, porém ainda não há previsão de lançamento. Enquanto esperamos, podemos conferir os incríveis desenhos de Patrícia na página oficial do livro, onde ela retrata algumas das espécies presentes em sua história e nos traz novidades sobre a mesma.


Retrato de Natasha

Canal da Patrícia no Youtube
Enfynie no Skoob
Onde comprar


Então, é isso. Espero que gostem do livro, pois eu amei! :) Estou super ansiosa para o segundo livro!

Até mais!




Resenha também postada em: Vou te contar sobre livros e Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...